Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/11/13 às 21h03 - Atualizado em 22/11/13 às 16h59

Turismo realizará ações no GDF com Você neste fim de semana

COMPARTILHAR

Informações sobre os cursos do Pronatec Turismo, palestra sobre o programa de Hospedagem Alternativa Cama e Café, esclarecimentos sobre o cadastur e estande com informações sobre as ações da pasta em Sobradinho II

Com objetivo de esclarecer os moradores da região sobre o Programa de Hospedagem Alternativa da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a subsecretário de Políticas de Turismo, Ariadne Bittencourt convida os moradores da região para palestra que ocorrerá neste sábado (23), na sala 2 do evento, de 11 às 12h. Para participar da palestra, os interessados também podem se inscrever no estande institucional da Setur-DF. A ação é parte integrante da segunda etapa do Programa “GDF Junto de Você”, que chega na região nesta sexta-feira (22), com abertura oficial às 10h30 com a presença do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz e vai até domingo (24), próximo ao Restaurante Comunitário de Sobradinho II.

A comitiva do GDF será composta por representantes das Secretarias de Governo que vão até a região para estabelecer diálogo direto com as comunidades de Sobradinho I e II e Fercal. Além disso, durante os dias do evento, a Setur-DF estará com estande de 10h às 22h para divulgar informações sobre as mudanças no cadastro do Cadastur – cadastro oficial junto ao Ministério do Turismo das empresas e prestadores de serviços turísticos e os mais de 40 cursos que são ofertados pelo Pronatec Turismo.

Cama e Café

O projeto Cama e café é uma das vertentes do Programa de Hospedagem Alternativa do Distrito Federal. Lançado em maio deste ano, até o momento, a ideia já recebeu 267 propostas de pré-cadastros de moradores das Regiões Administrativas na primeira e segunda etapa. O número está próximo da meta final de 375 residências inscritas até 2014. “A nossa expectativa é informar os moradores de Sobradinho sobre como se inscrever, os benefícios de participar e incentivar a participação dos brasilienses no Cama e Café”, explicou a subsecretária de Políticas de Turismo, Ariádne Bittencourt.

“Em algumas dessas RA's já atingimos a meta, mas continuamos recebendo inscrições, tendo em vista que ainda não houve a habilitação de todas as casas. Nossa ideia é ofertar 2.700 leitos, distribuídos de forma igualitária entre as Regiões Administrativas, até 2014”, disse.

A maior quantidade de pedidos de cadastro é originada do Guará, Lago Norte, e Sudoeste-Octogonal. Atualmente, as residências pré-cadastradas tem recebido visitas da equipe da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil no Distrito Federal (ADVB-DF) para validar as informações prestadas no cadastro. Em seguida, haverá a fase da habilitação e divulgação dos aprovados.

Cadastur

Com novas regras do Ministério do Turismo, o Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas, que atuam no setor do Turismo – Cadastur – registrou no âmbito do Distrito Federal aumento de 125,6% nos meses de agosto e setembro deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com balanço da Diretoria de Cadastramento da Secretaria de Turismo do DF, o número de registros passou de 82 para 185.

No sistema constam guias de turismo e empresas do setor, tais como agências de viagens, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, entre outros. “Esse aumento no âmbito do Distrito Federal mostra o alinhamento com as políticas nacionais do Ministério, que também registrou números positivos, no mesmo período”, comemorou o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves. Na última semana, o Ministério do Turismo (MTur) registrou um aumento de 2.955 cadastros no período de agosto e setembro de 2013.

No dia 31 de julho, com o objetivo de facilitar o cadastro, o órgão publicou a portaria n°197 que dispensa a apresentação de alvará de funcionamento aos prestadores de serviços turísticos. Além disso, o novo texto permite que os microempreendedores individuais façam parte do cadastro de prestadores de serviço em qualquer atividade, ao mesmo tempo que garante ao consumidor um guia de consulta que permite identificar os prestadores formalizados em Brasília e no país.

Para a subsecretária de Diversificação e Oferta Turística, Meyre France, a nova portaria trouxe facilidade ao cadastro. “O estande da Setur-DF em Sobradinho é uma oportunidade para os estabelecimentos turísticos buscarem informações sobre como proceder para fazer esse cadastro e as novas regras, por exemplo.”

As empresas, no ato do cadastro, devem portar apenas o cartão de inscrição do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ – cópia e original), ato constitutivo da razão social com o registro em órgão competente (original e cópia) – no caso de cooperativas -, formulário e cadastro devidamente preenchido e termo de responsabilidade que estão disponíveis no site do Cadastur.

O documento também trouxe benefício para os guias de turismo, cuja validade do cadastro foi estendida de dois para cinco anos. Para estes profissionais, é necessária apresentação da carteira de identidade (original e cópia), certificado de conclusão de curso técnico de formação profissional de guia de turismo, cujo plano de curso esteja de acordo com normas do Ministério da Educação (original e cópia), formulário de cadastramento preenchido e termo de responsabilidade (disponível no site Cadastur),além de foto 3×4 e comprovante de residência atualizado.