1/04/13 às 19h30 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Turistas e brasilienses prestigiam espetáculos de Via Sacra no DF

Cerca de 200 mil pessoas acompanharam as encenações de Taguatinga e de Planaltina

A encenação das 15 estações vividas por Jesus Cristo desde a condenação à morte na cruz reuniu, neste fim de semana, milhares de fieis nos maiores espetáculos religiosos da região. Ao todo, cerca de 200 mil pessoas se dividiram entre a Via Sacra de Taguatinga e de Planaltina para relembrar a passagem bíblica que move a fé de cristãos de todo o mundo. O público foi formado por pessoas de religiões diversas.

Neste ano, a encenação de Planaltina, que está entre as mais famosas do Brasil, chegou à 40ª edição. Cerca de 150 mil fieis acompanharam o trabalho do elenco formado por 1,4 mil pessoas. Estima-se que 50 mil pessoas eram turistas, oriundos, principalmente, de Minas Gerais e Goiás. Além de emocionar o público, o espetáculo movimentou a economia da região. Segundo a Administração da cidade, 120 ambulantes se cadastraram para trabalhar durante a apresentação.

Para agradecer, pedir bênçãos ou apenas celebrar a ressurreição de Jesus, a movimentação de cristãos é foi intensa durante todo o dia. Mas, não foram apenas os devotos ao catolicismo que participaram da festa. Evangélicos também prestigiaram o evento, como os amigos João Batista Guimarães, 32, e Júlio César Ferreira, 25. “Por causa do convite do meu amigo decidir conhecer a representação. Somos de religiões diferentes, mas cremos no mesmo Deus. Além disso, existem mais coisas que nos unem do que as que nos separam”, contou João Batista.

No Taguaparque, o teatro ganhou o reforço de artistas como Elba Ramalho, como Verônica, e Sérgio Marone, que interpretou Jesus. A cantora apresentou duas músicas religiosas e emocionou o público de, aproximadamente, 50 mil pessoas. A encenação de Taguatinga existe há 23 anos. A produção deste ano contou com mais de 800 profissionais, nela os 600 atores usaram cerca de cinco mil figurinos. Uma estrutura coberta de 400 m² foi montada e o público pode acompanhar o a encenação nas arquibancadas. Foram instalados ainda três telões em alta definição que transmitiam toda via-sacra ao vivo.

O administrador regional, Carlos Jales, ressaltou a importância do evento para a região. “Todo ano o GDF ajuda a acontecer a encenação de uma das histórias mais marcantes para a humanidade. Por isso, será construída ainda nesse ano uma arena multiuso no Taguaparque, com pavimentação, iluminação e toda estrutura necessária para a realização de eventos como esses”, anunciou.

Colaboraram também com o evento a Secretaria de Cultura e a Administração Regional de Taguatinga com a expedição do Alvará Eventual, vistoria dos requisitos de segurança, iluminação e estrutura física do evento.