1/12/19 às 18h45 - Atualizado em 1/12/19 às 18h59

Último Bandeirão do ano encanta a população e turistas

Secretaria de Turismo celebra as parcerias realizadas em 2019

O Grupo de Idosos do Varjão se organizaram para acompanharem a última cerimônia de 2019 da Troca da Bandeira. Animadas, tiraram fotos com os oficiais da Marinha do Brasil, que organizou o Bandeirão de dezembro, e se emocionaram. “Começamos a assistir o evento em 2019. É maravilhoso, trazemos várias idosas que nunca tinham tido oportunidade de conhecerem a Esplanada dos Ministérios”, disse Eunice Nascimento dos Santos, presidente do Grupo.

Entre as novidades que marcaram a edição estão a oficina de robótica que o Sesi ofereceu e a presença da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que está completando 20 anos. Para comemorar, foram distribuídas camisetas de algodão e algodão doce. “Estamos felizes e honrados. Estar aqui, mostrando para a população o trabalho que os agricultores realizam é uma oportunidade incrível. Assim, podemos expor para o Brasil a atuação dos produtores de algodão, somos o 2º maior exportador da matéria prima”, ressaltou Júlio Cézar Busato vice-presidente da Abrapa.

“Esse ano foi de muito trabalho e extremamente positivo. Conseguimos ressignificar a solenidade da Troca da Bandeira e transformamos ela em um produto turístico. A Secretaria de Turismo agradece os parceiros e o público tão fiel que nos acompanha todo dia 1º. E para 2020, vamos continuar com essa ação, mostrando para o Brasil e o mundo a grandiosidade e beleza da capital”, disse Vanessa Mendonça, secretária de Turismo.

A ação ainda contou com a parceria o Sistema Fecomércio. “A Troca da Bandeira representa um importante momento cívico da capital federal. Esse evento tem a cara do Sesc e do Senac porque são entidades que atuam em prol da sociedade, promovendo lazer, cultura, saúde e educação. Estamos junto com a Secretaria de Turismo tentando viabilizar essa atividade para que o público de Brasília participe cada vez mais, transformando a Troca da Bandeira em um grande evento turístico da cidade”, destacou Francisco Maia, presidente do Sistema Fecomércio-DF.

O público também conferiu os painéis com histórias da Marinha do Brasil, maquete da Estação Antártica Brasileira e de embarcações, exposição de veículos e equipamentos militares e um telão para projeção de filmes. “A Cerimônia de Substituição da Bandeira Nacional tem um significado muito especial para a Marinha neste mês de dezembro, pois comemoramos o Dia do Marinheiro. É uma oportunidade de celebrar o Brasil, promovendo sentimentos de civismo e patriotismo”, explicou a Capitão de Fragata (T) Andrea Delduque, do Comando do 7o Distrito Naval.

O Sesc também levou para a Praça dos Três Poderes o show do Eduardo e Banda após a solenidade da Troca da Bandeira. A população teve acesso à orientação sobre Sexualmente Transmissíveis (DSTs), orientação odontológica e aferição de pressão. Além disso, o público vai poder treinar o equilíbrio no slackline e se divertir na cama elástica, pedal kart, críquete, golzinho, pingue-pongue e pebolim. Também foram oferecidas oficinas de desenho e brincadeira retrô, além da pintura de rosto e da biblioteca volante BiblioSesc. “O Sesc-DF está muito satisfeito com o crescimento do evento da Troca da Bandeira. A parceira da Fecomércio-DF com a Secretaria de Turismo tem propiciado que eventos como a Troca da Bandeira possam crescer e levar o Turismo Cívico para milhares de pessoas”, pontuou Marco Tulio Chaparro, diretor regional do Sesc no Distrito Federal.

Realização: Governo do Distrito Federal, Secretaria de Turismo, Iphan, Ministério da Defesa, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Exército Brasileiro, Governo Federal e Brasília sempre monumental.

Apoio: Abrapa, Fecomércio-DF, Senac, Sesc e TCB.