Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/02/13 às 16h46 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Varjão recebe o “Brasília de Todos os Cantos”

COMPARTILHAR

Projeto cultural chega à sexta edição proporcionando oportunidades para artistas locais

O projeto cultural Brasília de Todos os Cantos chega à 6ª edição e a cidade escolhida para receber as atrações culturais é o Varjão. Nos dias 23 e 24, nove grupos, de estilos diferentes, subirão ao palco e, além disso, a comunidade também terá acesso a cursos, Feira de Artesanato e brinquedos para as crianças. O evento será realizado no Galpão de Cultura da cidade, a classificação indicativa é livre, e a entrada é franca. 

A mistura de ritmos é a principal característica do projeto itinerante Brasília de Todos os Cantos, que reúne seis bandas da coletânea homônima e conta também com a participação de artistas iniciantes locais, selecionados por meio de um edital. As bandas da coletânea são fixas e sempre se apresentam no projeto: Alínea 11, Beladita Maldona, Casacasta, Ciclone na Muringa, Jazahu e Vassoura Elétrica, já as bandas locais variam. Em cada cidade que o projeto passa, são realizados editais de chamamento para os artistas.

Independente do estilo musical, seja MPB, rap, rock, blues, música alternativa ou regional, a intenção é sempre a de promover um evento cultural de qualidade nas regiões administrativas do DF. O projeto já passou por Planaltina, Gama, Santa Maria, Brazlândia e Ceilândia.

A 6ª edição do projeto começa no sábado, 23, a partir de 8h com o Curso de Produção Cultural. Às 16h ocorre a Oficina de Clown – Comicidade Feminina e a partir das 17h, terá início as atrações artísticas. O primeiro grupo a subir no palco é Bamba nos Eixos (samba) – do Varjão, seguido de Casacasta (Samba Rock) – de Sobradinho, Vassoura Elétrica (Blues) – do Gama, Ciclone na Muringa (Alternativo) – do Gama, e Grupo Cultural Raízes (Cultura Popular) – do Varjão.

No domingo (24), a festa continua a partir das 16h com feira de artesanatos, brinquedos para crianças e shows. O primeiro grupo a subir no palco será O Projeto Via Satélite (Hip Hop) – do Varjão, logo após vem Jazahu (Hip Hop) – de Planaltina, Beladita Maldona (Rock) – do Guará, e Alínea 11 (Reggae) – de São Sebastião, para fechar a festa.

Esta edição do projeto tem o apoio do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do DF

O projeto

O Brasília de Todos os Cantos é uma festa na qual se celebra a cultura e a arte dos quatro cantos do DF e que a principal característica é diversidade de estilos, ritmos, e modalidades artísticas, mostrando o quanto nossa cultura é rica. A ideia surgiu a partir da coletânea musical de mesmo nome, lançada em 2011 com selo independente. Participaram deste CD músicos e bandas de cinco cidades satélites, e com estilos musicais diversos, desde o reggae, passando pelo Rock, o Pop, Hip Hop e Cultura Popular. Em março de 2011 foi realizado o primeiro evento, em Planaltina, que chamou a atenção do meio cultural e fomentou a realização de uma segunda edição, que aconteceu em julho do mesmo ano no Gama. Em 2012 o projeto alcançou uma nova fase, ganhando apoio para a sua realização em Santa Maria, em julho, e para Brazlândia e Ceilândia, em fevereiro de 2013.

PROGRAMAÇÃO:

SÁBADO:

De 8h a 12h: Curso de Produção Cultural

A partir das 16h: Oficina de Clown (Comicidade Feminina), Feira de Artesanato e brinquedos para crianças.

A partir das 16h: Shows com: Bamba nos Eixos (Samba), Casacasta (Samba Rock), Vassoura Elétrica (Blues) e Ciclone na Muringa (Alternativo).

*Com informações da assessoria de imprensa