Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/11/21 às 20h37 - Atualizado em 10/11/21 às 9h45

Setor celebra Dia Nacional do Hoteleiro e 85 anos da ABIH no Senado

COMPARTILHAR

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, participou da sessão solene e apresentou os números promissores do turismo da capital que impactam positivamente o segmento hoteleiro. 

 

Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. Foto: Setur-DF

  

 

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) celebrou 85 anos de atuação nesta terça-feira (9/11), no Dia Nacional do Hoteleiro.  A data foi celebrada com uma sessão solene no plenário do Senado Federal, que reuniu cerca de 300 personalidades do setor de hotelaria e turismo de todo país. A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, esteve presente na cerimônia e comentou sobre os números do trade da Capital Federal.

 

A sessão solene foi presidida pelo Senador Fernando Collor de Mello, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal (CDR). O parlamentara destacou o desafio enfrentado pela hotelaria durante o período pandêmico. “A dedicação, criatividade e resiliência dessa categoria e da associação que a representa foram determinantes para a superação das imensas dificuldades que vivemos em um passado recente. A pandemia de Covid-19 trouxe para o mundo um dos mais tormentosos períodos da história do turismo. Felizmente, o que se descortina agora é um horizonte mais promissor”, afirmou o senador.

 

 

Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, Senador Fernando Collor de Mello Foto: Setur-DF

 

 

Com otimismo, o Ministro Gilson Machado agradeceu o apoio do senador Fernando Collor pelo empenho na CDR. “O senador está deixando um legado no Turismo, assim como deixou seu legado quando virou a página dos carros no Brasil, com aquela frase inesquecível, que no Brasil só tínhamos carroças, e hoje em dia o carro passou a ser acessível para todo o povo. O Brasil não tem como dar errado graças aos empreendedores. Nenhum país da América Latina está vivendo uma recuperação astronômica no turismo como o Brasil”, celebra o Ministro.

 

Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, Ministro Gilson Machado Foto: Setur-DF

 

Brasília conta com quase 300 pontos de hospedagem, mais de 180 deles são hotéis, os leitos podem abrigar de 30 mil a 40 mil pessoas, além de um calendário cada vez mais repleto de eventos e atrações turísticas. O segmento de hospedagem e outros serviços de turismo geram cerca de 85 mil empregos, segundo dados do IBGE e da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os números foram apresentados pela secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, que destacou a importância da ABIH e todo o segmento hoteleiro para o sucesso do turismo da capital.

 

”A ABIH é uma grande parceira estratégica tanto no receptivo do visitante como para  a geração de emprego e renda. O segmento de hospedagem e outros serviços de turismo estão fazendo girar as atividades econômicas. Nos meses de julho, agosto e setembro o número de passageiros passou de 1 milhão no Aeroporto JK, que já retomou boa parte de sua performance mensal. E Brasília segue em crescimento, porque temos um governo forte, liderado pelo governador Ibaneis Rocha que acredita que o turismo pode alavancar a geração de emprego e renda, como já está sendo feito”, ressaltou a secretária.

 

Manoel Cardoso Linhares, presidente da ABIH Nacional Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. Foto: Setur-DF

 

Manoel Cardoso Linhares, presidente da ABIH Nacional, celebrou os 85 anos a instituição e destacou, em seu discurso, o trabalho da indústria do Turismo no enfrentamento da pandemia e a história da entidade no desenvolvimento econômico do país. “A ABIH não estaria celebrando seus 85 anos se estivéssemos lastimando, porém, não estávamos sozinhos, e isso nos deu força para continuar mudando o curso da história. A ABIH é um exemplo de como o trabalho coletivo e a união de um setor pode ajudá-lo a ter mais espaço na economia do país”, afirmou.

 

A solenidade foi marcada pelo lançamento do livro comemorativo aos 85 anos da ABIH e também do selo postal personalizado da ABIH Nacional, juntamente com o Carimbo comemorativo. O presidente ressaltou que os lançamentos fazem parte da história da hotelaria nacional. “Minha gratidão a todos envolvidos no lançamento do nosso livro, que desde sua elaboração tem o objetivo de contar essa história que precisava ser registrada para que todos pudessem conhecer melhor nossa entidade e o setor de hotelaria brasileiro, agradeço ao Correios pela criação do selo postal personalizado da ABIH Nacional, do Carimbo comemorativo”, finaliza o presidente.

 

Foto: Setur-DF