Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/06/21 às 15h23 - Atualizado em 13/06/21 às 16h05

Brasília e Cristalina iniciam conexão para fortalecer o turismo local

COMPARTILHAR

Secretários de Turismo das cidades estabelecem parceria para troca de experiências

 

Secretário de Turismo do município de Cristalina, Eliézer Bispo, e a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça. Foto: Aurélio Pereira/SeturDF

 

A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, recebeu a visita de cortesia do secretário de Turismo do município de Cristalina, Eliézer Bispo, e dos assessores Franklin Ribeiro e Samuel Gomes. O encontro aconteceu na última quarta-feira (9) e representou o início de uma parceria para fortalecer o setor nos dois importantes polos econômicos do Centro-Oeste.

 

Vanessa Mendonça apresentou programas e ações que têm sido desenvolvidas na capital e consideradas como o novo olhar do Turismo. “Trabalhamos diuturnamente, sempre ouvindo os segmentos, buscando parcerias e integração entre o setor público e o privado. Nossas ações são planejadas com foco na estruturação, qualificação e promoção do Turismo. Recebemos uma missão do nosso Governador Ibaneis Rocha: é tempo de ação e de servir cada cidadão que aqui está. Essa missão norteia o trabalho da Setur desde que assumimos a pasta”, declarou.

 

A secretária apresentou a Eliézer Bispo alguns dos produtos da Setur, como programas de fomento, criação e estruturação de novas rotas, além de vídeos, guias e materiais gráficos. Segundo Vanessa Mendonça, “Brasília é a casa dos municípios. É muito gratificante dividir com os secretários nossas experiências. O nosso desejo é que cada município, independentemente do tamanho, possa se desenvolver pelo turismo”.

 

Cristalina está localizada na região do Entorno do DF e possui uma população de cerca de 60 mil habitantes. A vocação do município tem se voltado para a agricultura. No entanto, o secretário Eliézer Bispo acredita que o turismo local será fortalecido a partir de um novo olhar para o setor, como aconteceu em Brasília.

 

“Vejo todas as realizações bem-sucedidas que aconteceram em tão pouco tempo aqui na capital federal e fico realmente agradecido de levar na bagagem tanto conhecimento. Das tantas experiências que vimos aqui, vamos avaliar aquelas que poderemos aplicar em Cristalina, modificando a lente para a nossa realidade. Demorei tanto tempo para vir aqui, mas saio bem impressionado, com a mente cheia de ideias e, certamente, o turismo da minha cidade vai colher bons frutos com esta parceria”, afirmou Eliézer.

 

Secretário de Turismo do município de Cristalina, Eliézer Bispo, e a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça. Foto: Aurélio Pereira/SeturDF

 

Case Brasília

 

A Setur-DF tem recebido semanalmente diversos gestores de turismo municipais de todos o país, que procuram a secretaria para conhecer o Case Brasília como modelo de ressignificação do Turismo. Com esse intuito, já estiveram com a secretária os prefeitos de Casimiro de Abreu e Arraial do Cabo (RJ), Pirenópolis e Corumbá (GO) e Cláudio (MG), entre outros.

 

No início de junho, 53 secretários municipais e dirigentes de Turismo se reuniram, em Brasília, para o 1º Fórum das Capitais. Durante o evento, que teve o objetivo de definir estratégias para a retomada das atividades, a secretária Vanessa Mendonça foi convidada a apresentar aos partícipes o Case Brasília: o Novo Olhar do Turismo. Assim, foram mostradas as principais ações que estão virando a chave do turismo no DF e ressignificando vários segmentos, como o cívico, náutico, arquitetônico, acessível, gastronômico, de aventura, rural, ecoturismo e artesanato, dentre os outros.

 

Conexão e parceria

 

Cristalina está a cerca de 130 km de Brasília e faz parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). O município foi distrito de Luziânia, no estado de Goiás (GO) até 1917, quando foi emancipado com o nome São Sebastião dos Cristais.

 

Em 1918, pela Lei Estadual nº 577/1918, recebeu o nome de Cristalina, com o qual permanece até hoje em função da abundância do minério em seu subsolo. A terra dos cristais e agronegócios possui também diversas paisagens naturais, como cachoeiras e balneários. O secretário de Turismo, Eliézer Bispo, informou que o município completará 105 anos, no próximo dia 15 de julho, e convidou Vanessa Mendonça para as festividades, uma agenda conjunta e conhecer as atrações turísticas da cidade.

 

“Estamos começando hoje um trabalho para conectar Brasília e Cristalina, que são tão próximas, têm tantas curiosidades que acabamos de descobrir e pontos fortes em comum. A gente inicia uma jornada para esse trabalho conjunto para promover e fortalecer o setor, ressignificando as experiências e o olhar sobre o turismo”, finalizou Vanessa Mendonça.

 

Ascom Setur – DF