Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/08/21 às 15h49 - Atualizado em 7/08/21 às 15h49

Estande da Setur na Feira Nacional da Uva e do Vinho orienta visitantes sobre enoturismo no DF

COMPARTILHAR

A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, inaugurou, na tarde desta sexta-feira, 6 de agosto, o estande da Setur-DF na 1ª Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília, no Pavilhão de Exposições de Planaltina. O espaço funciona como unidade temporária do Centro de Atendimento ao Turista. O objetivo é apresentar aos mais de dois mil visitantes diários do evento as opções de turismo interno do Distrito Federal. A secretária Vanessa Mendonça também entregou a Carteira Nacional a duas Mestre Artesãs da cidade.

 

Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF) inaugura estande na Feira da Uva e do Vinho em Planaltina

 

 

A secretária de Turismo do DF declarou que “Planaltina na Rota do Turismo e eventos como a 1° Feira da Uva e do Vinho de Brasília geram centenas de empregos diretos e indiretos e permite às pessoas conhecerem a cidade.” Segundo ela, “o enoturismo é um segmento que possui alto valor agregado, não só pelo produto em si, mas por toda a cadeia turística que contempla.” Para Vanessa Mendonça, “a organização de feiras e exposições são instrumentos eficazes para dar visibilidade ao segmento.”

 

Administrador de Planaltina Célio Rodrigues, secretária de Turismo Vanessa Mendonça e a embaixadora da República Dominicana, Patrícia Villegas de Jorge – Crédito – Aurélio Pereira – Setur-DF

 

O secretário das pessoas com deficiência, Flávio Pereira dos Santos, disse que  “momentos como esse são importantes, não apenas para confraternizarmos, mas principalmente para que os administradores e as demais autoridades possam estar trocando informações para que outras pessoas usufruam do sucesso. E não posso deixar de parabenizar o evento pela acessibilidade que tem entregue. Projetos como esse precisam ser ampliados para as outras regiões administrativas. Então, que todos os administradores pensem com carinho em desenvolver eventos para  a comunidade com acessibilidade. Em breve teremos um decreto que vai estabelecer regras para a acessibilidade.”

 

 

Secretária de Turismo Vanessa Mendonça, inaugura estande da Setur-DF com autoridades na Feira Da Uva e Vinho de Planaltina – crédito- Aurélio Pereira – Setur DF

 

 

MINI GUIAS

 

“Planaltina se mostra pela gastronomia, pelo artesanato e pelas plantações de uva e, assim, fortalece o turismo nas regiões administrativas”, enfatizou Vanessa Mendonça.  “Estamos criando mini guias que destacam as experiências nas RA’s como Brazlândia,  Planaltina, Guará e Gama, para citar algumas. Não há um lugar com mais capacidade de oferecer qualidade de vida e desenvolvimento que a nossa capital, é tudo isso que apresentamos aos moradores e visitantes”, destacou a secretária de Turismo do DF.

Nomeada a Embaixadora da Uva e do Vinho no DF pela organização da feira, a secretária Vanessa Mendonça disse que “o Turismo tem o poder de ressignificar a cidade. A Rota do Enoturismo, o vinho, essa feira, representam o novo olhar sobre o turismo no Distrito Federal. Essa cadeia que envolve a produção, da uva até o vinho, tem o poder de gerar emprego e renda. Nós temos tudo para transformar Brasília em referência nacional, por meio deste segmento”, concluiu.

 

No estande da Secretaria, os visitantes vão conhecer as rotas turísticas desenvolvidas pela Setur e que vão desde a Rota do Cavalo, passando pelo turismo rural, até a Rota do Vinho, que inclui vinícolas de Sobradinho, Fercal e do PAD-DF.

 

GERAÇÕES DE ARTESANATO

 

Durante a inauguração do estande da Setur-DF, a secretária Vanessa Mendonça entregou carteiras de Mestre Artesã para Maria Apolinária Gomes, Lira Antônia Gomes Nascimento (64 anos) – Artesã que vai receber a carteira de mestre no estande da Setur com a sua mãe, Maria Apolinária Gomes (88 anos) e que também recebeu a carteira da sua filha Marisa Silva Coimbra (24 anos). Três gerações de Planaltina.

 

Artesã Lira Antônia e a secretária de Turismo Vanessa Mendonça – Credito- Aurélio Pereira – Setur-DF

 

 

 

“Eu estou muito emocionada por receber a minha carteira, a  carteira da minha filha, Marisa, e principalmente a da minha mãe. Eu sou presidente da associação aqui em Planaltina há 40 anos.  Sou artesã, aprendi a trabalhar com as flores do cerrado com a minha mãe. Trabalho desde 1988 na feira da torre e aqui em Planaltina já ministrei muitos cursos na casa do Artesanato. Hoje eu estou muito feliz em receber a carteira de mestre artesã pela secretaria de Turismo que vai me proporcionar o reconhecimento do trabalho de anos que é feito com muito amor.”

 

Entrega da carteira as mestre artesãs no estande da Setur-DF na Feira da Uva e do Vinho em Planaltina – Crédito: Aurélio Pereira – Setur-DF

 

A Mestre Artesã ressaltou a importância de cuidar das flores do cerrado. “Elas fazem parte da beleza de Brasília. Não posso deixar de agradecer à Secretária Vanessa por fazer esse momento acontecer e reconhecer o trabalho dos artesãos que sobrevivem das suas artes. O artesanato é a alma do artesão”.

A dirigente também destacou o trabalho desenvolvido por elas em Planaltina. “É um momento muito especial, essas mulheres se dedicaram ao artesanato a vida inteira e representam o melhor do segmento do DF. Elas ensinam uma  profissão, que gera renda,  a quem as procuram, e ainda acolhem em suas necessidades materiais. A elas toda a minha admiração”, disse.