16/09/21 às 19h49 - Atualizado em 16/09/21 às 19h49

Livro conta a história da moda de Brasília

Publicação em forma de catálogo vai ajudar a impulsionar o turismo de moda no DF. Edição foi idealizada para celebrar os 50 anos do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal e ressaltar a obra dos criadores de Brasília como propulsora de visitas e negócios com o segmento

Lançamento do livro “Brasília Capital dos Criadores Foto: Renato Braga/Setur-DF

O Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste-DF), está completando 50 anos, e para celebrar essa importante data, lançou, nesta última terça-feira (14) o livro “Brasília Capital dos Criadores”, organizado pelo jornalista Fernando Lackman. A obra conta a história da moda da capital federal ao longo desse período, e destaca grandes nomes do segmento.

Em forma de catálogo, o livro conta com mais de 200 páginas que relatam parte da história fashion local, destacando a trajetória das marcas de moda no passado e das que estão fazendo acontecer agora, projetando o futuro do mercado de vestuário da capital do país. A obra conta com apoio do Sebrae, Fibra, Senai.

A presidente do Sindiveste-DF, Walquíria Aires falou sobre o sonho de poder contar a história da indústria e vestuário de Brasília. “Sonho que se sonha junto se torna realidade, e hoje estamos celebrando a realização deste importante lançamento do livro “Brasília Capital dos Criadores”, que só foi possível, graças às parcerias que contribuíram para a realização deste sonho”, afirmou a presidente.

O trabalho da secretaria de Turismo, junto ao governo Ibaneis Rocha, foi reconhecido e destacado pelo superintendente em Brasília do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Seabre-DF), Valdir Oliveira.  “A secretária Vanessa, tem feito um excelente trabalho junto a pasta do Turismo fazendo o reconhecimento junto ao Governador Ibaneis Rocha, que está sempre ouvindo o setor produtivo. Posso afirmar que nós temos no governo do Distrito Federal uma acolhida especial”, afirmou Oliveira.

A Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, esteve no lançamento e ressaltou o grande potencial da moda para o turismo. “Hoje celebramos um duplo parabéns, primeiro pelo cinquentenário da instituição e segundo, pelo belo livro que está sendo lançado e que conta a trajetória da moda dessa cidade. Ter um grande mercado de moda é constituir também um grande atrativo turístico. A moda tem a capacidade de unir diferentes segmentos da economia. O nosso governo não mede esforços para incentivar iniciativas como essa e imprimir um novo olhar sobre o turismo em nossa capital”.

Secretária Vanessa Mendonça Foto: Renato Braga/Setur-DF

O livro contou com a colaboração da Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA). Para o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, a idealização do livro-catálogo é fruto de muito trabalho e competência. “Precisamos ter orgulho de tantas pessoas competentes envolvidas neste trabalho. Não há projeto de gestão que sobreviva a uma má gestão e todos os bons trabalhos ganham tamanho e força. Este livro é fruto da competência de todos, e não posso deixar de agradecer a secretária Vanessa, por sempre nos atender”, disse o presidente da Fibra.

O livro, que conta a com registros históricos da criatividade dos estilistas, designers e empresários do segmento, e apresenta novos nomes e marcas mercado. O jornalista Fernando Lackman, conta sobre a emoção de ver o projeto, tão sonhado, sendo lançado. “Esse livro-catálogo é um projeto antigo que eu sonhava em realizar. Aproveitamos que o Sindiveste-DF faz 50 anos de sua fundação e nos debruçamos no projeto. O livro traz parte da trajetória da moda de Brasília contada pelas marcas que fazem, fizeram e farão a moda local”, afirma Lackman.

Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça e Fernando Lackman Foto: Renato Braga/Setur-DF

Durante o lançamento foi realizado um desfile com peças das estilistas Sandra Lima, que apresentou belíssimas roupas, Eunice Pinheiro com os sapatos e para destacar os acessórios da Lurdinha Danezzy. Juntas, elas formam um coletivo de moda chamado Ponto 1, e abrilhantaram ainda mais a noite.

Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça e modelos. Foto: Renato Braga/Setur-DF