Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/10/21 às 15h22 - Atualizado em 8/10/21 às 15h38

Jogos universitários atraem milhares de atletas a Brasília e aquecem o turismo local

COMPARTILHAR

Competições vão gerar centenas de trabalhos temporários e grande movimentação nos setores de hospitalidade e entretenimento, por uma semana, com representantes de todos os estados brasileiros

 

Coordenador das Regiões Administrativas, Nilton Veiga, gerente de logística da CBDU, Paulo de Souza, secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça – Foto: Renato Braga/Setur-DF

 

Cerca de 4.500 mil pessoas de todos os estados do Brasil, entre atletas e comissões técnicas,  desembarcam na capital federal para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A competição, que é organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), acontece de 10 a 18 de outubro e marca a retomada dos eventos em Brasília.

 

O JUBs volta à cidade depois de 15 anos e promete movimentar a economia local, gerando mais de 500 trabalhos temporários, contratação de 33 mil hospedagens, locação de quase 200 veículos, 56 mil refeições oferecidas, entre outros tipos de serviços de infraestrutura e hospitalidade. Para isso, já foram investidos mais de R$ 10 milhões.

 

“Esse é um evento grandioso! Nosso objetivo é acelerar as atividades de turismo na cidade, promovendo uma experiência diferenciada para que essas pessoas tenham vontade de voltar e, também, incentivarem familiares e amigos a conhecerem a capital”, enfatiza Paulo de Souza, gerente de logística da CBDU.

 

Para encantar o público e mostrar que Brasília é mais do que política, Souza explica que todo trade de turismo tem participado de capacitações direcionadas ao acolhimento dos jovens atletas. “Nossos workshops fazem parte do programa Bem Receber, criado em 2015, para garantir que os participantes tenham um padrão excelente de atendimento. E aqui, em Brasília, estamos focando na recepção de públicos de eventos esportivos, que é muito diferente do que o setor está acostumado”, destaca o gerente de logística.

 

Foto: Renato Braga/Setur-DF

 

Com o mesmo propósito de divulgar a cidade como um destino de lazer, a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, oficializou o apoio ao JUBs 2021 e assegurou que os participantes terão a melhor hospitalidade que capital federal pode oferecer. “Vamos mostrar que a cidade não é ‘fria’, como alguns pensam. Brasília é linda e com várias opções de entretenimento para todos os gostos. Queremos que eles vivenciem isso e sintam que a capital de cada um deles”, afirma Vanessa.