Governo do Distrito Federal
13/01/22 às 19h12 - Atualizado em 13/01/22 às 19h12

Reforma da Casa do Artesão de Planaltina começa a sair do papel

 

Construída em 1932, a Casa do Artesão já tem Ordem de Serviço assinada pela secretária de Turismo Vanessa Mendonça autorizando a elaboração do projeto de reforma aguardado há mais de 30 anos.

 

Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, assina Ordem de Serviço para a elaboração do projeto de reforma da Casa do Artesão de Planaltina. Foto: Renato Braga/Setur-DF

 

A secretária de Turismo do Distrito Federal assinou nesta quinta-feira (13/01) a Ordem de Serviço nº 0001/22, que autoriza a criação e desenvolvimento do projeto para a reforma da Casa do Artesão de Planaltina, que fica na Quadra 53 do Setor Tradicional daquela Região Administrativa.

 

A vencedora do processo licitatório, na modalidade Tomada de Preços, foi a empresa MZ Construção e Administração de Obra Ltda., pelo valor de R$ 175.733,22, e tem até o dia 12 de julho próximo para executar o projeto, mas, a pedido da secretária Vanessa Mendonça, tendo em vista a urgência da reforma, a construtora se comprometeu a entregar a obra até o fim de março.

 

“Hoje é um dia Histórico”, disse a secretária, ao lado do gerente de Engenharia e Infraestrutura, Marcelo Galimbert Nunes. “É extremamente emocionante para todos nós e para Planaltina. Nós estamos celebrando com muita alegria, mas principalmente com a certeza de que isto só foi possível pela confiança, pela capacidade de transformação, de ação e de nosso compromisso com os artesãos, com Planaltina e com a história desta cidade que eu amo tanto”, complementa a secretária de Turismo.

 

“Planaltina é a Cidade mais antiga do DF, repleta de histórias contadas e representadas nos casarões antigos que ainda temos preservados na Cidade. Por isso, essa parceria entre a Secretaria de Turismo e a Administração de Planaltina é de extrema importância, para que, juntos, possamos restaurar e dar novamente vida a este importante espaço de nossa Cidade: a Casa do Artesão” celebra Paulo Cabral, administrador substituto.

 

História

 

Planaltina é a mais antiga Região Administrativa do Distrito Federal. Sua fundação oficial foi em 1859 e carrega grande patrimônio histórico proveniente do século XIX.

 

A Casa do Artesão de Planaltina foi fundada em 1932; portanto, completará 90 anos em 2022. Há 39 anos aguarda por uma reforma. Essa era uma demanda antiga dos artesãos e da comunidade da cidade que agora pode comemorar o início dos trabalhos de restauração.