No último sábado, 8, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) inaugurou a 3° loja de Artesanato de Brasília, na Feira do Guará. A cerimônia de inauguração contou com autoridades, artesãos e manualistas convidados.
Além de ser um novo empreendimento na região, permitindo que artesãos e manualistas recebam mais visibilidade em seus trabalhos, a loja também atua como uma ferramenta para a valorização da cultura de produções artesanais, estando localizada em um ponto estratégico, ao lado da estação de metrô, facilita o acesso de moradores e turistas.
“A inauguração dessa nova loja é uma realização para os artesãos e manualistas de Brasília que tanto nos enche de orgulho em feiras, eventos e ações, tanto nacionais como internacionais. É um trabalho da Secretaria de Turismo com apoio do Governo do Distrito Federal.” Cristiano Araújo, Secretário de Turismo do Distrito Federal.
Esse é um importante marco para os artesãos e manualistas de Brasília, que agora possuem mais um espaço para exposição e comercialização de suas obras, fomentando a economia local e oferecendo uma oportunidade de renda a esses artistas manuais.
“O artesanato é turismo, para além do turismo, o artesanato é desenvolvimento econômico, são pequenos negócios, até por isso está dentro do Ministério do empreendedorismo, porque o artesão é um empreendedor. Ele é um produtor cultural, mas ele é um empreendedor também.” Beatriz Ellery, Secretária Nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual.
Outros postos da Setur-DF
A Secretaria de Turismo do Distrito Federal possui outras duas lojas de artesanato, localizadas no Pátio Brasil e no Alameda Shopping.
Além disso, os artesãos e manualistas também têm à disposição o Espaço cultural de turismo e artesanato, localizado na 507 sul, onde ocorrem palestras e oficinas para o desenvolvimento dos artesãos.