22/12/21 às 10h45 - Atualizado em 22/12/21 às 10h51

Viva a W3 Sul, forte e revitalizada

Grafite traz cor e criatividade à paisagem da W3 Sul, o projeto de revitalização da avenida foi entregue pelo governador Ibaneis Rocha, uma conquista celebrada pelos moradores, comerciantes e frequentadores

Credito: Renato Braga/Setur-DF

O governador Ibaneis Rocha realizou nesta segunda-feira mais um marco para a história de Brasília entregando a W3 Sul revitalizada para a população. Essa importante avenida que esteve abandonada há décadas, está ganhando um novo sentido, um novo significado. Esse era o sonho dos moradores e comerciantes que agora se tornou realidade!

É gratificante ver diversos segmentos como a economia criativa, setor produtivo, setor cultural, o comércio, moradores todos juntos celebrando o início da retomada da vida neste espaço que no passado era a principal área de comércio da capital.

Essa entrega contempla a revitalização da W3, calçadas acessíveis, estacionamentos, iluminação trazendo ordem urbana ao longo da avenida. Um trabalho conjunto que envolve administração regional, secretaria de economia, secretaria de projetos especiais, secretário de cultura e a secretaria de turismo, todos trabalhando de forma.

Para o morador da Quadra 305 Sul, Manuel Guedes, “a região estava precisando de uma obra dessas, acredito que melhorou a segurança com a iluminação, o trânsito da via auxiliar e principalmente todo embelezamento que foi feito”. Especialmente no espaço Renato Russo e nos becos que eram muito escuros e todos nós tínhamos muito medo de passar tanto a tarde e à noite. Agora ficou mais seguro e mais bonito. Adoro levar minha filha para ver os grafites quando passeamos por aqui.

Esse é o resultado do compromisso que foi aceito, projetado e executado por esse governo. Para o ano de 2022 o projeto ganhará força e a W3 Norte também será revitalizada, criando assim o maior corredor de comércio do país.

Grafite traz cor e criatividade à paisagem da W3 Sul

Entregamos à população do Distrito Federal, nesta segunda-feira, uma obra tão grandiosa quanto às imagens grafitadas de Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer, Athos Bulcão, Mariana Peretti e Burle Marx na fachada de um prédio do GDF na W3 Sul.

Crédito: Renato Braga/Setur-DF

Abandonada há anos, o projeto de revitalização da W3 Sul nunca saiu da lista de prioridades do governador Ibaneis Rocha, que fez questão de estar presente neste momento de entrega. Além de fazer conexão entre a Asa Sul e a Asa Norte, a avenida dá acesso a vários pontos turísticos e abriga centenas de empresas tradicionais da nossa cidade. A ideia de usar a arte para reconectar as pessoas à avenida foi concretizada com sucesso nesta manhã e o próximo passo agora e trazer de volta o movimento para avenida.

A W3, que já foi considerada a mais importante avenida comercial de Brasília, começou a atrair novamente novos investimentos. De acordo com cearense Francisco Marinho, carinhosamente chamado Chiquinho do Beirute, dono do bar Beirute, que se confunde com a própria história da capital, “meu sentimento é de muita gratidão, por tudo que esse governador está fazendo por nós aqui na W3. A luta é grande, por isso quero parabenizar a ele e equipe toda. Que Deus o ilumine, e que ele continue na luta. Porque a W3 sempre foi e sempre continuar sendo a nossa sala de visita, viva Brasília, viva o governador!”, finalizou Chiquinho.

Artistas Key e Didi com a secretária de Turismo Vanessa Mendonça Crédito: Renato Braga/ Setur-DF

Agradeço aos artistas de Brasília: Daniel Toys, Mikael Omik e Renan Torquatto, pela grandiosa realização, cada um com a sua personalidade e estilo transformaram a W3 Sul em uma verdadeira galeria a céu aberto.

Corredor Cultural

Começou a funcionar nesta semana um espaço inovador na 506 Sul. A revitalização da passagem que fica entre os blocos do comércio na avenida W3 é um projeto do Adote Uma Praça, coordenado pela secretaria de Projetos Especiais (Sepe).

Crédito: Renato Braga/ Setur-DF

Empresários da região se reuniram e decidiram mudar a cara do local, que se transformou em uma praça, um experimento social. “A W3, que já foi considerada a mais importante avenida comercial de Brasília, começou a atrair novamente novos investimentos e o Adote Uma Praça é um programa que estimulam empresários e cidadãos a melhorarem a cidade”, explicou o secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros

Hoje é dia de celebrar! O que iniciamos hoje foi um movimento a favor da nova W3 Sul como Distrito Criativo, que transforma espaços públicos por meio da arte e cultura.

Esse é um governo de compromisso, de entrega, de ação!